1- Realidade Virtual: ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada que existe entre um utilizador e o sistema informático. O objetivo é recriar, ao máximo, a sensação de realidade de forma a levar o indivíduo a adotar a interação como sua. Para isso, a interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e equipamentos informáticos que ajudam a ampliar o sentimento de presença.
2- Objetivo da Realidade Virtual: é uma forma que os seres humanos utilizam para visualizar, manipular e interagir com os computadores e com dados de extrema complexidade.
É considerada o tipo de interface homem-máquina mais avançada atualmente disponível.
3- Realidade Virtual com feedback: através de diferentes níveis de imersão há o force feedback. É através de vários dispositivos em que se pode ter as sensações como se vivêssemos na realidade virtual.
4- Critérios de imersão: Sensação de estar sendo circundado por objetos virtuais;
Ambiente precisa de interagir com o utilizador;
Os objetos devem dar uma noção de presença (não necessariamente: mundo real);
Não é importante dar a noção de realidade.
5- Vantagens da realidade imersiva:
Nível de envolvimento com mundo é alto e fácil de ser atingido;
Auxílio de vários equipamentos;
Incorporada em diversas áreas;
Vantagens da realidade não-imersiva:
Não necessita de aparelhagem específica;
E permite manipular o ambiente virtual através de hardware.
6- Acessórios utilizados na Realidade Virtual:
HMD (Head-Mounted Display); BOOM (Binoclar Omni-Oriented Monitor), crystal eye; CAVE (Cave Automatic Virtual Environment); dataglove; spacemouse; teclado; joystick; monitor; headphone; fatos de realidade virtual; ring mouse, gyropoint desk.
7- A telepresença tem outros campos de ação, como por exemplo no auxílio aos bombeiros quando estes não conseguem chegar a determinado local, ou então às forças policiais, mais especificamente a seção de minas e armadilhas através de robôs que efectuam a extinção do fogo ou desarmamento da bomba. Este tipo de RV utiliza câmaras de vídeo e microfones remotos para envolver e projetar o utilizador profundamente no mundo virtual.
8- A realidade aumentada é um sub-agrupamento da realidade virtual que regista imagens de um ambiente virtual com o mundo real, ou seja esta tecnologia permite sobrepor grafismos gerados por computador no mundo real.
Esta realidade server para unificar o ambiente real com o virtual, por exemplo através da visualização com meios para isso como óculos ou capacetes. O objetivo é criar ambientes de visualização (“Workbench”, Projeção frontal em ecrã plano, Projeção frontal em ecrã curvo, Projeção frontal em ecrã curvo, Projeção por de trás do ecrã plano (back projection), e CAVE (projeção por de trás em “todas” as paredes).
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| Microfone |
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| Capacete Virtual |
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| Holograma |
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| Joystick |
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| Cave Virtual |





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